José Roberto Canducci Molina's profile

CORONEL GOULART: UM PONTO ENTRE O RURAL E O URBANO

CORONEL GOULART: UM PONTO ENTRE O RURAL E O URBANO

Mirco produtores e moradores apontam pontos positivos e negativos de se viver em local periférico onde hoje, mesmo em face da falta de empregos, todos de Coronel Goulart trabalham.

01/06/2022

Esta pequena vila inicialmente denominada Boa Vista, foi tornada distrito em 1938, por Decreto inicialmente pertencente a Pirapozinho (SP) e depois, também por Decreto, passou ao município de Álvares Machado (SP). O nome é homenagem ao Coronel Francisco Paula Goulart, mineiro e desbravador na região de Presidente Prudente (SP) (mais aqui).
Entrada de Coronel Goulart
Seus moradores são periféricos de cidades maiores (Pirapozinho, Álvares Machado e Presidente Prudente), mas dada sua representatividade, os habitantes podem contar com sistema de telefonia, rede de água e esgoto, escola, Posto de Saúde, Correios, Clube Municipal para eventos e campo de futebol.
Sistema de Telefonia
Os goulartenses tem poucas opções de trabalho local, podendo ser microprodutores rurais ou trabalhadores nas lavouras. Outra opção é recorrer à cidade em busca de emprego.

Antigo morador, Sr. Etelvino, com mais de 80 anos quase todo vivido no local, relata que apesar da falta de empregos fixos, todos conseguem trabalhar, seja no local, nas redondezas ou na cidade. Para os que vão à cidade, a Prefeitura disponibiliza ônibus durante a semana.
Água tratada e esgoto
Outra moradora, Dona Shirley, afirma que ao se aposentar escolheu viver no local pela tranquilidade e segurança. Já Dona Elaine se desloca diariamente a outra cidade para trabalhar.
Está no ar a sensação de lugar pitoresco, que não se rendeu a viver afastado dos núcleos populacionais. Ao contrário, boa parte são sitiantes agropecuaristas, microempresários que trabalham em seu próprio negócio e alguns são geradores de empregos.
Escola Municipal
Os negócios locais são em sua maioria familiares, que eventualmente contratam mão de obra temporária. Aliás, mão de obra é muito reclamada e valorizada no local, propiciando uma boa distribuição de renda.
Durante praticamente todo o ano há produção de lavouras e mesmo de legumes e frutas que são destinadas ao comércio nas cidades. Os residentes normalmente tem suas próprias árvores e colhem seus próprios frutos.
Posto de Saúde e Correios
Ainda que haja entressafra agrícola, também há pequenos pecuaristas de bovinos e ovinos de modo a completar todos os períodos. Também há agricultores e pecuaristas de médio e grande porte que assimilam eventual mão de obra excedente tanto com contratos permanentes como também diaristas e eventuais.
Sítio dentro da vila
Aqui podemos dizer que há realização pessoal generalizada na medida que todos, predominantemente pessoas humildes, tem o suficiente para alimentação, saúde e lazer assim como também desfrutam cada qual de suas realidades, crenças, sonhos com a tranquilidade e segurança do campo.
Campo de Futebol
Ao mesmo tempo parte da população possui algum modo de locomoção, como bicicletas, motos e carros para buscarem os centros das cidades próximas onde são adquiridos insumos, instrumentos de trabalho, ferramentas e serviços de oficina. O deslocamento é rápido porque há via com asfalto de excelente qualidade ligando o distrito à sede do município, distante apenas 17 km.
Cube Municipal para Eventos
Concluindo é seguro dizer que Coronel Goulart é um lugarejo de pouco mais de 600 habitantes que usufruem dos aspectos positivos da zona rural que o contorna, com inúmeras chácaras e sítios, persistindo a tranquilidade segura e também qualidade de vida com infraestrutura pública bem como tem acesso relativamente fácil ao suporte oferecido pelos centros urbanos maiores. Para isso contam até mesmo com transporte público gratuito, vários habitantes com meios próprios de locomoção e uma boa via asfaltada.

É um paraíso!
CORONEL GOULART: UM PONTO ENTRE O RURAL E O URBANO
Published:

CORONEL GOULART: UM PONTO ENTRE O RURAL E O URBANO

Published:

Creative Fields